Os apps de música mais usados no mundo

Spotify
Apple Music
Amazon Music
Tencent Music
YouTube Music
NetEase
Deezer
Yandex

Por: Redação. Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2022.

Pesquisa da MIDiA Research apontou quais são os serviços de streaming de música mais populares do mundo no segundo trimestre de 2021. O Spotify ainda é o líder do segmento, mas a sua participação de mercado continua a cair gradualmente.

O relatório mostra que a plataforma concentra cerca de 31% do público, uma queda de dois pontos percentuais quando comparado ao mesmo período (segundo trimestre) de 2020. Ainda assim, não há nenhum indício que o serviço perca a liderança para os rivais em breve.

Os apps de música mais usados no mundo

Spotify

Apple Music

Amazon Music

Tencent Music

YouTube Music

NetEase

Deezer

Yandex

O Apple Music é o segundo colocado no ranking de preferência dos usuários, com cerca e 15% do mercado. Embora seja um ótimo resultado para a Maçã, os dados revelam apenas a metade do total de ouvintes em comparação com o Spotify.

Briga pela segunda posição no steaming

Amazon Music e YouTube Music seguem na cola dos dois concorrentes mais poderosos, mas os superam em termos de crescimento. No caso do serviço da gigante do comércio eletrônico, o aumento foi de 25% no trimestre analisado contra apenas 20% do líder Spotify.

Já o YouTube Music, segundo a MIDiA, teve resultado ainda mais expressivo no ganho de ouvintes. Em 12 meses, o número de pessoas que começaram a usar o serviço do Google aumentou mais de 50%. Isso é atribuído ao fato de o serviço ser o preferido da Geração Z e por Millennials mais jovens.

A "surpresa" para os ocidentais fica por conta da Tencent Music, o serviço musical mais popular na China, que acumula 13% do mercado mundial. Embora seja pouco conhecido por essas bandas, a gigante chinesa tem amplo domínio do mercado no país.

No mundo inteiro, a pesquisa mostra que a quantidade de usuários no mundo continua a crescer a passos largos. No segundo trimestre de 2021, foram mais de 523,9 milhões de inscritos em serviços de streaming musical — expansão de 26,4% em relação ao mesmo período de 2020.

Fonte: MIDiA Research